quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ARTESANATO É NO PONTAL DA BARRA!

Pontal da Barra

Núcleo artesanal das mulheres rendeiras, às margens da Lagoa Mundaú. É lá que é vendido o melhor "filé" - a renda de bico e roupa de cama e mesa feitas por mãos caprichosas. Nas portas, janelas e varais, toalhas, colchas, vestidos, saias, blusas e outros acessórios dão o colorido especial ao Pontal da Barra, bairro onde cerca de cem mulheres e homens ficam o dia inteiro nas portas das casinhas coloridas tecendo fio por fio, usando linhas coloridas e criando formas belíssimas e peças de muito bom gosto. São mais de 100 pontos que dão nome ao filé, um típico artesanato feito a partir da tela de redes de pesca. Menina de seis anos ou senhora de oitenta e também homens bordam, com graça e beleza, o artesanato mais típico de Alagoas.

Mas o Pontal da Barra é além do artesanato do filé. Tem gastronomia, cultura e ecologia. Para dar mais visibilidade ao bairro, a Associação dos Moradores e dos Artesões promove Festivais de Artes e Cultura do Pontal da Barra com apresentações culturais dos grupos folclóricos do bairro, como Fandango, Grupo Claves de Som, Pastoril da Melhor Idade, Coco de Roda, Baianas e Capoeira vão mostrar a beleza da cultura popular.

A lagoa Mundaú é a segunda maior do estado e o bairro oferece uma visão maravilhosa de águas e barcos a navegar, levando turistas para cima e para baixo, no passeio das nove ilhas. O Pontal é também lugar de pescadores, de gente que vive da lagoa e do mar. E de restaurantes a beira da lagoa, muito aconchegantes.

A propósito, as águas do mar e da lagoa chegam num ponto que se misturam, num glorioso espetáculo da natureza.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olha ficou bem legal seu blog!

Lúcio disse...

Saudade de Maceió.

Renda do Pontal dá um belo presente!

Felipe Duarte disse...

Sou suspeito em falar desse lugar rsrs MEU BAIRRO É SHOW!!!

Audemira disse...

Olâ...eu não sabia da exitencia do blog,estou muito feliz em saber que o bairro q morro esta sendo divulgado,aliasessas duas pessoas da foto segurando a toalha de renda sou eu e minha mãe...muito obrigado pela omenagem.