quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ARTESANATO É NO PONTAL DA BARRA!

Pontal da Barra

Núcleo artesanal das mulheres rendeiras, às margens da Lagoa Mundaú. É lá que é vendido o melhor "filé" - a renda de bico e roupa de cama e mesa feitas por mãos caprichosas. Nas portas, janelas e varais, toalhas, colchas, vestidos, saias, blusas e outros acessórios dão o colorido especial ao Pontal da Barra, bairro onde cerca de cem mulheres e homens ficam o dia inteiro nas portas das casinhas coloridas tecendo fio por fio, usando linhas coloridas e criando formas belíssimas e peças de muito bom gosto. São mais de 100 pontos que dão nome ao filé, um típico artesanato feito a partir da tela de redes de pesca. Menina de seis anos ou senhora de oitenta e também homens bordam, com graça e beleza, o artesanato mais típico de Alagoas.

Mas o Pontal da Barra é além do artesanato do filé. Tem gastronomia, cultura e ecologia. Para dar mais visibilidade ao bairro, a Associação dos Moradores e dos Artesões promove Festivais de Artes e Cultura do Pontal da Barra com apresentações culturais dos grupos folclóricos do bairro, como Fandango, Grupo Claves de Som, Pastoril da Melhor Idade, Coco de Roda, Baianas e Capoeira vão mostrar a beleza da cultura popular.

A lagoa Mundaú é a segunda maior do estado e o bairro oferece uma visão maravilhosa de águas e barcos a navegar, levando turistas para cima e para baixo, no passeio das nove ilhas. O Pontal é também lugar de pescadores, de gente que vive da lagoa e do mar. E de restaurantes a beira da lagoa, muito aconchegantes.

A propósito, as águas do mar e da lagoa chegam num ponto que se misturam, num glorioso espetáculo da natureza.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olha ficou bem legal seu blog!

IgnorantStage disse...

Saudade de Maceió.

Renda do Pontal dá um belo presente!

Felipe - Gmail disse...

Sou suspeito em falar desse lugar rsrs MEU BAIRRO É SHOW!!!

Audemira disse...

Olâ...eu não sabia da exitencia do blog,estou muito feliz em saber que o bairro q morro esta sendo divulgado,aliasessas duas pessoas da foto segurando a toalha de renda sou eu e minha mãe...muito obrigado pela omenagem.